2 de ago. de 2010

Reflexão sobre o uso das tecnologias

As tecnologias na sala de aula

O ensino vem sofrendo grandes modificações nos últimos anos em todo o mundo, para nós professores surgem algumas dúvidas em relações aos avanços tecnológicos que nos deixam na expectativa de inovações para prática docente e a aprendizagem dos alunos.
Também precisamos estar conscientes de que as tecnologias não substituem o trabalho clássico de cada disciplina em sala de aula, mas sim devem estar seguindo o mesmo caminho dos conteúdos, se usadas de forma adequada, pois é mais uma ferramenta para inovar as aulas.
Para apresentar algum recurso tecnológico no ambiente escolar precisamos estar capacitados, traçar objetivos e estabelecer relações, assim se tornarão essenciais para o processo educativo, pois sozinhos não fazem mágica alguma.
A escola de hoje não pode cair no comodismo fazendo o uso dessas tecnologias para atrair as aulas ou ocupar o tempo, sem que haja um avanço na aprendizagem dos alunos, portanto cabe ao professor buscar cada vez mais conhecer todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia que auxilie em suas aulas e estimulem a aprendizagem, desenvolvendo habilidades para atuarem no mundo de hoje.
Por fim, não devemos utilizar as tecnologias nas atividades escolares só porque tornou-se popular. Só por se dizer que são importantes, que estimulam os alunos. É fundamental utilizar de modo significativo, quando nos traz vantagens, motiva e quando nos sentimos preparados para usar.

2 comentários:

  1. Pro achei muito legal o seu blog.Podemos aprender matematica pelo computador assim os jogos ficam legais e praticos para se jogar.Eu ja jogei o sudoku ele é facil e divertido de se jogar.Beijos de Julie

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog atividades de matematicas muito interesantes, e facil de jogar e alem disso a gente pode aprender com isso tudo.Seu blog da muitas informações e não é complicado de mecher,adorei sudoku um jogo interessante e que desenvolve o raciocinio.Tomara que seu blog de muito sucesso. Abraços de José,seu aluno da 8ª série.

    ResponderExcluir